Considerada uma emergência médica, a surdez súbita é a perda de audição rápida e inexplicada, que se instala de repente ou em até três dias. A sua ocorrência é maior em pessoas com mais de 40 anos e pode acontecer em apenas um dos ouvidos ou em ambos. No entanto, nove entre dez pessoas com esta enfermidade perdem a audição em apenas um ouvido. Especialistas estimam que o problema atinge uma a cada cinco mil pessoas por ano, normalmente adultos a partir de 45 anos.
Em geral, a surdez súbita é percebida pelo próprio paciente, ao notar a dificuldade em realizar atividades rotineiras como, por exemplo, atender uma ligação ou conversar normalmente com a família ou colegas de trabalho. Além da perda da audição, os pacientes também podem ter um ruído intenso dentro do ouvido, seguido de dor de cabeça e tontura. Abaixo, saiba quais são as principais causas da doença e seus possíveis tratamentos.
O que causa a surdez súbita?
Embora as causas da surdez súbita gerem uma controvérsia na comunidade médica, é comprovado que o problema surge a partir de alterações neurossensoriais. Além disso, o que também se sabe sobre a doença é que ela pode afetar uma a cada cinco mil pessoas e ocorre, geralmente, em apenas um dos ouvidos. Além disso, o nível da perda fica entre moderada ou severa e desenvolve-se dentro de poucas horas.
No entanto, algumas situações parecem estar relacionadas ao aparecimento do problema, como:
-
Doenças autoimunes
As doenças autoimunes geram desequilíbrio no organismo, fazendo com que o sistema imunológico possa atacar os nervos auditivos, gerando a surdez. Exemplos desse tipo de enfermidade são o lúpus eritematoso sistêmico, esclerose múltipla, tireoidite de Hashimoto e a síndrome de Cogan.
-
Traumatismo craniano
Uma pancada forte na cabeça, mesmo que não seja na região específica do ouvido, pode causar lesões que afetam as células auditivas, ocasionando a surdez. Se afetar o ouvido, essa provavelmente é a causa exata da surdez, já que pode provocar luxação ou fratura dos ossículos do ouvido médio.
-
Medicamentos quimioterápicos
Alguns medicamentos quimioterápicos, como cisplatina, ciclofosfamida, carboplatina e bleomicina, incluem componentes ototóxicos em sua composição, o que, nesses casos, pode causar danos permanentes na audição do paciente.
Além disso, também existem algumas outras causas para o problema, que podem estar relacionadas a hábitos prejudiciais à saúde auditiva, má higiene e mudanças de ambiente. São elas:
-
Exposição a sons muito altos
A exposição diária a ruídos muito altos pode ser muito nociva ao aparelho auditivo humano. O limite máximo permitido de exposição a sons é de 85 decibéis. A partir deste nível, há risco de perda auditiva, que depende da intensidade do som, tempo de exposição e sensibilidade individual.
-
Mudanças de pressão
Mudanças de pressão, quando ocorrem de forma súbita, podem gerar um vácuo entre os ouvidos médio e interno, ocasionando a surdez. Nesse caso, o problema resolve-se de forma automática depois de pouco tempo.
-
Infecções
Infecção da orelha interna, durante a gestação, por toxoplasmose, rubéola, sífilis, citomegalovírus e herpes são as causas mais frequentes de surdez congênita. Em relação ao lactente e pré-escolar, a surdez profunda pode ser uma complicação de meningite.
Além da perda da audição, quais os outros sintomas da surdez súbita?
Por afetar diretamente o cotidiano, é comum que as pessoas com surdez súbita comecem a agir de modo diferente. Abaixo, conheça os principais sinais de alerta:
-
A pessoa escuta o que você diz, mas não entende;
-
Dá respostas erradas;
-
Acha que as pessoas estão sempre murmurando;
-
Pede para os outros repetirem o que estão falando;
-
Tem dificuldade para ouvir a campainha de casa ou toque do telefone;
-
Tem dificuldade para entender outras em locais com muito barulho;
-
Fica cansada ou estressada por tentar ouvir;
-
Aumenta muito o som da televisão ou rádio;
-
É constantemente estressada e irritada.
Como tratar a surdez súbita?
Ao perceber os sintomas de uma possível surdez súbita, é extremamente necessário procurar ajuda médica especializada, principalmente se o problema permanecer por mais de dois dias. Desse modo, o otorrinolaringologista fará os exames necessários e a análise clínica para identificar a causa originária da condição.
No caso de infecções ou pancadas, por exemplo, a surdez geralmente pode ser tratada com o uso de medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios. Já quando a surdez resulta de outras doenças, como HIV, lúpus ou doença de Ménière, é necessário fazer o tratamento adequado da causa.
Sobre a Clínica Otorrino Center
A Clínica Otorrino Center visa fornecer ao paciente um atendimento personalizado e de qualidade. Com o apoio de profissionais qualificados, trate a sua surdez súbita na clínica que vem aumentando sua área de atuação para oferecer uma medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia.