A faringe consiste em um tubo com paredes revestidas por músculos cheios de uma mucosa úmida. Este órgão faz parte do aparelho respiratório e localiza-se na altura da garganta bem à frente das vértebras cervicais. Além disso, faz a ligação entre o nariz e a boca e conecta a laringe ao esôfago. Ele mede aproximadamente 10 cm de comprimento e está ligado ao ouvido, por meio das Trompas de Eustáquio. Entre as funções da faringe está a de estabelecer a comunicação com os sistemas respiratório e digestivo. Percebe a importância desta parte do corpo no auxílio à execução de tarefas como mastigar, engolir e digerir os alimentos? A otorrinolaringologista da Clínica Otorrino Center, localizada no Distrito Federal, Dra. Danielle Ramos, explica agora os tipos, os sintomas e o tratamento da faringite, que é a inflamação na faringe. As crianças e os adolescentes são mais suscetíveis a desenvolver o problema.

Causas

A viral é a mais comum, provocada por vírus e resultante de quadros de gripes, por exemplo. A bacteriana tem como agente causador a bactéria Streptococcus pyogenes. Há também a faringite chamada não infecciosa, causada nem por vírus, nem por bactérias. Neste caso, observa-se uma irritação. Pense na seguinte situação: uma pessoa com o nariz entupido. Normalmente, ela inspira e expira pela boca, que ao contrário do nariz não filtra o ar. Este é um exemplo de como a faringe pode ficar comprometida. E, por fim, existem casos em que a origem está no refluxo gastroesofágico, que consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Esse processo faz com que o ácido do estômago chegue à faringe e provoque lesões químicas nas mucosas existentes nas paredes do órgão.

Sintomas

Trata-se de uma doença que causa irritação, coceira, dor na garganta, dificuldades para engolir e falar, rouquidão e outros. Importante alertar que esses sinais e sintomas são facilmente identificáveis, porém podem ser confundidos com outras patologias relacionadas a esta parte do corpo.

Tratamento

Existe cura. Basta o paciente não se automedicar e procurar um otorrinolaringologista para fazer um diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado. A faringite viral exige o uso de anti-inflamatórios e a bacteriana, de antibióticos. Em todos os casos, recomenda-se repouso e muita hidratação. A água garante o alívio dos sintomas. Acha que tem faringite? Marque uma consulta.

Saiba mais sobre a Otorrino Center

A Clínica Otorrino Center tem o objetivo de fornecer ao paciente um atendimento personalizado e de qualidade. Com o apoio de profissionais qualificados, a clínica vem aumentando sua área de atuação para oferecer uma medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia. Acompanhe outras dicas de saúde em nossa rede social.