A cirurgia ortognática tem como principal objetivo corrigir deformidades ósseas identificadas na região conhecida como bucomaxilofacial, por meio do reposicionamento da mandíbula e maxila. Esse ajuste propõe a simetria da face. Trata-se de um procedimento indicado nas situações mais complexas em que os aparelhos ortodônticos não surtem o efeito desejado.

Entre os principais casos de indicação da ortognática estão: retrognatismo mandibular (queixo muito pequeno), prognatismo (queixo muito grande), altura facial além ou aquém do considerado normal e os desvios dos maxilares.

Há pessoas que após essa intervenção cirúrgica percebem que o nariz ficou estranho. Isso pode ocorrer. Veja o que o otorrinolaringologista, Dr. Jessé Lima, tem a dizer sobre essa situação.

(vídeo do Dr. Jessé no qual fala que quando não se toma alguns cuidados na cirurgia ortognática o nariz pode ficar um pouco mais largo na base e a ponta perder a firmeza. A rinoplastia serve para corrigir essas mudanças provocadas pela ortognática)

As alterações na estrutura nasal e na harmonia do nariz com outros componentes do rosto podem ocorrer quando é preciso fazer o reposicionamento do maxilar. O grau de interferência vai depender das necessidades de correções, das características originais do paciente e da técnica utilizada.

O nariz fica bem no centro do rosto, por isso, quando está em desarmonia com as demais estruturas da face, é impossível fingir que este problema não existe. Daí o principal motivo de o paciente procurar um otorrinolaringologista habilitado e conhecedor da estrutura da área a ser operada e do procedimento para restabelecer a coerência facial.

Saiba mais sobre o Dr. Jessé Teixeira de Lima Júnior

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Doutor em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de atuação são Otorrinolaringologia adulto e pediátrica e Cirurgia Otorrinolaringológica Estética e Funcional. Médico Assistente do Hospital de Base do Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu