Ouvir música é uma atividade que transmite muita reflexão e calma, mas a maioria da população opta por ouvi-la por meio de fones de ouvido. Apesar de trazer a sensação de privacidade, este aparelho pode causar problemas graves para o sistema auditivo.

Após ficar muito tempo com fones de ouvido, ao retirá-los você poderá ouvir zumbidos, em consequência de lesões nas células ciliadas, localizadas no ouvido interno (cóclea). Essas células, ao serem estimuladas pelas vibrações sonoras, se alongam e encurtam repetidamente, podendo causar também trauma acústico, com complicações temporárias ou definitivas.

A temporária atinge pessoas que ficam por muito tempo em ambiente fechado ou aberto com alto nível de ruído, porém a audição volta naturalmente. A definitiva é consequência do uso excessivo de fones de ouvido com volume alto ou durante um grande período e, neste caso, não há retorno da audição de forma natural.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 14% da população brasileira possui problemas de audição, ligados ao excesso de ruídos ou não. Outra pesquisa afirma que, se os jovens continuarem se expondo aos altos níveis de ruídos que os fones de ouvido transmitem, poderão perder a audição entre os 30 e 40 anos.

O que fazer se eu gosto de escutar músicas com fones de ouvido?

Sabemos o quanto grande parte da população gosta desta privacidade, porém é importante estar atento a alguns pontos:

  • Muitos aparelhos eletrônicos avisam quando o volume está excessivo; siga a orientação e adapte a altura do som até o limite estabelecido;
  • Opte por modelos de fones de ouvido que tenham um bom isolamento acústico;
  • Também opte pelos modelos concha, pois eles distribuem o som de maneira precisa, sem prejudicar a audição;
  • Esteja atento para que o som seja escutado somente por você e não pelos outros;
  • Lembre-se de que, mesmo com fones de ouvido, você deverá escutar o que está acontecendo ao seu redor;
  • Utilize os dois fones nos ouvidos correspondentes (direito e esquerdo), pois o hábito de usar apenas de um lado leva a uma perda auditiva assimétrica;
  • Não compartilhe os fones de ouvido, pois evitará a transmissão de possíveis doenças e infecções de um ouvido para o outro;
  • Lembre-se de acondicionar os fones de ouvido e higienizá-los com panos umedecidos em álcool;
  • Atente-se aos zumbidos – caso sejam contínuos, procure ajuda médica;
  • E cuide da saúde de sua audição, ela também é importante!

Saiba mais sobre a Otorrino Center

A Clínica Otorrino Center tem o objetivo de fornecer ao paciente um atendimento personalizado e de qualidade. Com o apoio de profissionais qualificados, a clínica vem aumentando sua área de atuação para oferecer uma medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu