Zumbido, cefaleia e síndrome do pânico apresentam sintomas conhecidos. Ruído incômodo no ouvido, dor em qualquer parte da cabeça e medo são alguns deles. O que talvez não seja de conhecimento geral é o nome de um dos exames feito para identificar esses transtornos: a vectoeletronistagmografia (Veng). Apesar do nome difícil, o procedimento também tem a finalidade de avaliar o sistema responsável pelo equilíbrio corporal. O exame Veng realizado pela Otorrino Center é indicado do mesmo modo para pessoas que apresentam perda auditiva, tonturas e quedas. Estima-se que cerca de 40% dos adultos queixam-se de tontura em alguma fase da vida. Os sintomas podem ocorrer em qualquer faixa etária sendo mais comum em mulheres e idosos. As alterações no organismo podem ser leves, moderadas ou intensas. Da mesma forma, esporádicas, frequentes ou constantes. A sensação de alteração do equilíbrio corporal pode vir acompanhada de perda de memória, dificuldade de discernimento, fadiga mental, física, dificuldade para ler e também para escrever. O exame demora em torno de 40 a 60 minutos é e feito por um fonoaudiólogo. Conheça nosso corpo clínico.

Como é feito o exame Veng?

A vectoeletronistagmografia é composta por duas etapas. Na primeira, são dados estímulos luminosos para que sejam acompanhados com os olhos. Isso porque serão avaliados os movimentos oculares involuntários. Já na segunda etapa o paciente fica levemente reclinado para receber um breve jato de ar ou de água no canal auditivo. Como resultado dessa última etapa, analisa presença ou não da labirintopatia. Em outras palavras, disfunção do labirinto – ou labirintite, como é popularmente conhecida. O procedimento não apresenta contraindicações, mas requer preparo de 48 horas antes do exame. O paciente deve estar acompanhado.

Saiba mais sobre a Otorrino Center

A Clínica Otorrino Center tem o objetivo de fornecer ao paciente um atendimento personalizado e de qualidade. Com o apoio de profissionais qualificados, a clínica vem aumentando sua área de atuação para oferecer uma medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia. Acompanhe outras dicas de saúde em nossa rede social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu