As otites externas se caracterizam pela inflamação da pele do conduto auditivo (orelha externa), normalmente causadas por umidade excessiva e traumatismos por cotonete ou outros.

É doença extremamente dolorosa e normalmente tratadas com medicações tópicas como gotas ou pomadas. Na prevenção e no tratamento, deve-se evitar a umidade e o uso de cotonetes ou qualquer outro instrumento dentro do ouvido.

Pacientes que têm otites externas de repetição e que frequentam praia ou piscina devem aplicar 2-3 gotas de uma substância oleosa (óleos minerais ou vegetais, como Nujol, óleo Johnson, azeite etc) antes de se banhar e 2-3 gotas de álcool em cada ouvido, após o banho.

Tais substâncias tem as respectivas propriedades de impermeabilizar e secar a pele do ouvido, evitando a multiplicação dos germes causadores da inflamação.

Já a otite média representa a inflamação da cavidade conhecida como ouvido ou orelha média, localizada “atrás” do tímpano, estrutura que separa a orelha média da externa.

O mecanismo de aparecimento desta otite normalmente envolve a tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio), estrutura que liga a orelha média à parte mais profunda no nariz, a nasofaringe. Secreções nasais infectadas podem passar pela tuba auditiva e chegar ao ouvido médio, gerando esta inflamação.

O tratamento da otite média e realizado com medicações por via oral. Medicamentos em gotas não costumam trazer alívio pois o tímpano impede sua absorção.

Uma grande parte dos pacientes com otite média pode ser tratada apenas analgésicos ou antiinflamatórios. Entretanto, em criança pequenas (abaixo dos 2 anos) e pacientes com febre, deve-se fazer o uso de antibióticos para alívio sintomático e prevenção das complicações, que raramente podem ser graves.

A prevenção das otites médias envolve o controle de doenças alérgicas e inflamatórias que acometem as fossas nasais, manter crianças abaixo de 2 anos fora de creches, evitar o tabagismo passivo e tratamento da doença do refluxo.

Fonte: Portal Otorrino