Conheça as principais infecções trazidas pelo inverno e seus tratamentos

O inverno traz consigo duas características marcantes em seu clima: o frio e o ar seco. Por conta das baixas temperaturas, a imunidade do nosso organismo é reduzida e, devido à baixa umidade do ar, ocorre o ressecamento das vias respiratórias, dificultando sua função de barrar os poluentes que inalamos.

Há, também, a tendência de ficarmos em locais fechados com maior frequência durante essa época do ano, o que gera aumento da proliferação de bactérias, fungos e vírus, afetando principalmente os ouvidos, o nariz e a garganta.

Conheça abaixo as principais infecções com maior incidência no inverno e a importância de seus tratamentos com o otorrinolaringologista.

Faringite e Amigdalite (infecções de garganta)

A faringite é uma inflamação na faringe, causada principalmente por vírus. Entre seus sintomas, estão dores na garganta e febre, além de coriza, dor de cabeça e tosse.

A amigdalite é uma inflamação nas amígdalas, provocada por vírus e bactérias. Seus sintomas são inchaço nas amígdalas, dor ao engolir e mau hálito.

Ambas as doenças são diagnosticadas por um otorrinolaringologista e seus tratamentos consistem em anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos, além de antitérmicos no caso da faringite. Em episódios mais graves de amigdalite, a cirurgia de retirada das amígdalas também pode ser recomendada.

Otite (infecção de ouvido)

A otite é causada por vírus e bactérias que contaminam a garganta e, só então, migram para o ouvido. É uma infecção que pode causar dores no ouvido e de cabeça, secreção e febre. Em geral, o tratamento é feito com antibióticos e analgésicos.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma doença crônica, caracterizada pela inflamação das mucosas nasais e causada por ácaros, poeira, pólen e outros alérgenos. Seus sintomas são: coriza, coceira no nariz e nos olhos, além da sensação de nariz entupido.

Para o tratamento, um otorrinolaringologista geralmente avalia quais os principais causadores das crises, para assim orientar que o paciente os evite, e recomenda algum medicamento ou tratamento a longo prazo que aliviam os sintomas.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que acomete as mucosas dos seios da face, cavidades ósseas que ficam ao redor do nariz. Causada por bactérias, vírus, fungos ou uma alergia, os sintomas da sinusite são: dor em toda região central da face, secreção e entupimento nasal e dor de cabeça. Em geral, o tratamento é feito por meio de descongestionantes, analgésicos e antibióticos.

Importância do tratamento com o Otorrinolaringologista

Todas as doenças que acometem a garganta, os ouvidos e o nariz são diagnosticadas e tratadas pelo otorrinolaringologista. Com seu aumento de incidências no inverno e sua maior frequência em crianças (como é o caso da faringite, amigdalite e otite), as consultas periódicas com esse médico tornam-se ainda mais importantes. Ao identificar os sintomas, não hesite em procurar um profissional.

Saiba mais sobre a Otorrino Center

A Clínica Otorrino Center tem o objetivo de fornecer ao paciente um atendimento personalizado e de qualidade. Com o apoio de profissionais qualificados, a clínica vem aumentando sua área de atuação para oferecer uma medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia. Acompanhe outras dicas de saúde em nossa rede social.