A amigdalite é um problema muito comum, principalmente entre as crianças, e consiste em um processo de inflamação das amígdalas, presentes no fundo da garganta. As amígdalas fazem parte do sistema imunológico e são responsáveis por proteger o corpo humano contra alguma infecção.
Quando há uma falha nessa defesa do organismo, seja por meio do uso de medicamentos ou por doenças, é que ocorre a amigdalite, uma infecção causada tanto por bactérias quanto por meios virais. Essa doença pode ser dividida em dois tipos: a aguda e a crônica.
A amigdalite aguda é aquela em que a inflamação dura cerca de três meses. Já a crônica é uma infecção que dura mais de três meses e/ou é recorrente no organismo da pessoa. Para diagnosticar de qual tipo de amigdalite se trata, o otorrino precisa analisar quais os sintomas apresentados pela pessoa.
Quais os sintomas da amigdalite?
Independente se a infecção é aguda ou crônica, ambas apresentam alguns sintomas e sinais em comum. Entre eles, estão:
- Dor de garganta;
- Mal estar;
- Febre;
- Garganta vermelha ou inchada;
- Dificuldade para engolir;
- Perda de apetite;
- Mau hálito;
- Dor de cabeça;
- Tosse seca e recorrente;
- Calafrios;
- Dificuldade para falar.
Tratamento e formas de prevenção contra a amigdalite
Por se tratar de um problema comum, a amigdalite possui duas possíveis formas de tratamento: a primeira é o tratamento medicamentoso, feio por meio de antibióticos, indicado para a infecção aguda.
Já o segundo, sugerido para os casos de amigdalite crônica e recorrente, é recomendado que o paciente faça a cirurgia para remoção das amígdalas, pois isso ajuda a evitar que o problema apareça novamente.
Para prevenir esse problema é recomendado seguir bons hábitos de vida como:
- Não compartilhar sua escova de dentes;
- Lavar as mãos de maneira constante e antes de levar a boca;
- Evitar fumar;
- Não compartilhar copos e objetos pessoais.
Lembre-se! Somente um otorrino ou um clínico geral pode diagnosticar a amigdalite e prescrever a melhor forma de tratamento. Por isso, nunca se automedique. Ao perceber a presença dos sintomas citados, procure ajuda profissional.
Sobre a Otorrino Center
A Clínica Otorrino Center atua com o objetivo de fornecer aos seus pacientes um atendimento personalizado e de qualidade. Graças aos seus profissionais qualificados, a clínica tem expandido sua área de atuação, oferecendo medicina preventiva e resolutiva em suas duas unidades, localizadas na Asa Norte e em Ceilândia. Acompanhe outras dicas de saúde em nossas redes sociais.